Citizen Kane


quinta-feira, julho 07, 2005



War of the Worlds (2005), de Steven Spielberg - ****


O filme não está mau, mas também não esta como eu esperava que estivesse, falta ali qualquer coisa... que de um impulso ao filme de forma a me agradar muito mais.
A nivel visual, fotografia, efeitos sonoros, banda sonora está como seria de esperar, belo. Quanto aos actores, também se apresentam em bom nivel, um Tom Cruise menos "mais solto" do seu estatuto de "sex-symbol" (finalmente parece acordar e tentar ser actor), e claro Dakota Fanning (sou suspeito para dizer alguma coisa sobre esta miuda porque simplesmente ADORO-A), em mais uma actuação brilhante desta miuda-maravilha, uma das novas (11 anos apenas) promessas, que espero que não se perca nas redes "maleficas" (o "Dark Side") de Hollywood, e que a possamos ver daqui a uns 10 anos a fazer papeis de grande nivel.

A interligação das personagens e dos seus problemas a nivel dramático, e como o puskitas referiu Quote:
a forma como o Spielberg nos apresenta aquela família, procurando sempre uma emoção específica em cada diálogo, é no mínimo virtuosa
ele é verdadeiramente um mestre nesse jogo, e conserva essa faceta durante todo o filme.



Mas é ai o fim que me deixa mesmo-realmente-deveras furioso.





SPOILERS .:. SPOILERS .:. SPOILERS .:. SPOILERS .:. SPOILERS


Se a coisa que curto num filme deste genero é ele surpreender me no final e não acontecer o que acontece neste. Será preciso coragem para ele "matar" o Robbie (filho do Tom Cruise)? Eu sei que o argumento é adaptado, mas não tem que o seguir a risca... e acontece sempre isto.
Sempre estas "cenas certinhas". Dá uma imagem da ex-mulher, depois acompanhada pelo seu novo marido (Tim) e os seus pais, deixando o espectador em suspense, e a pensar que o filho teria mesmo morrido, mas depois la aparece o filho, "renascido" das cinzas (literalmente o que lhe deveria ter acontecido).
É mesmo a tipica situação de "Happy-end".
É que fico mesmo chateado com isto, concerteza que fico chateado

Falando mais a sério, porque razão é que ele não "arrisca" mais? É que nem é preciso adivinhar as coisas. Filme de Spielberg podemos logo "futurar" o fim - "And they live happy forever. One shine happy family".

baaaaaaaaaaaah

Eu quando escrever o meu argumento "mato" o protagonista principal! Mai nada!


Destaque ainda para a situação inicial em que ocorrem os primeiros ataques, aquando da pergunta da filha para o pai (Tom Cruise) - "Quem nos esta a atacar? São os terroristas?", pergunta à qual não obtem resposta, entao o filho volta a fazer a mesma pergunta obtendo desta vez um não como resposta, perguntando de seguida - "São os Europeus que nos estão a atacar?"

O pós 11 de Setembro "realçado" no filme.

Quero ser crítico gastronómico Posted At 18:43 |